terça-feira, julho 13

É preciso observar

É preciso observar. Mais que tudo, é preciso observar. Fico pensando, a pior coisa que pode acontecer é cegar sem querer, colocar os antolhos da segurança. Tranquilidade é colocar a vida num piloto automático, tratá-la como um carrinho de supermercado num dia de semana à noite. Depois do trabalho, cansado, você vai se apoiando nele e colocando as mesmas coisas de que você precisa sempre. Os corredores parecem ser os mesmos, tanto é que você nunca sabe onde está o óleo, ou o arroz, apesar de ir, pelo menos duas vezes por mês no mesmo mercado e comprar as mesmas coisas, que ficam nas mesmas prateleiras, nos mesmos corredores.
.
Simplesmente segue, colocando detergente, sabão em pó, algumas salsichas, ovo, nuggets, arroz, feijão, a carne da promoção ou uma bandeja de frango congelado, sempre com os olhos na altura das prateleiras. Não há nada mais no horizonte. Não há, aliás, horizonte. Risca as coisas da lista ou fura os itens com a chave do carro, segue para o caixa, onde há uma fila imensa, como sempre. Aí sim, temos um pequeno momento de glória. Junto com aquelas coisas que você nunca compra e são colocadas ali de modo que todos saibam disso, estão as revistas. Através das manchetes da Veja, da Bem-Estar, da Playboy e da Cláudia, vejo o mundo. O tratamento de Drica Moraes me lembra uma conversa no dia anterior com minha mulher e sei, que a conversa houve porque ela, semana passada, parou aqui também, e viu a mesma manchete. Estou sendo dominado e sei disso, penso.
.
O dinheiro é mais ou menos contado, arredondado para cima. Pago, ponho na sacola ecológica e vou embora. Na volta para casa, vejo mais mundo. O trailer com pessoas bebendo, a jogatina comendo, o comércio fechando, os mesmos mendigos, com as mesmas roupas, pedindo. Os mesmos buracos na calçada, talvez até encontre as mesmas pessoas no caminho, mas sei que há mundo para se ver, sabe? Eu sei.
.
Por isso é que eu digo que é preciso observar. É preciso ver, além de olhar. A visão estimula um pensamento. Talvez, este pensamento estimule uma atitude e talvez esta atitude mude uma realidade. É você deixando sua marca no mundo, que você olhou, viu, fez e aconteceu.

Nenhum comentário: