quarta-feira, outubro 17

Emergente

Emergente. Emerge. Iminente transbordamento. Iminente, apenas.
Emergência. Emerge. Urge. Coisa de emergente. Coisa que urge.
.
O emergente é, sobretudo, pelo que penso, algo que ocupa, aos trancos e barrancos uma posição superior, mas que em sua essência e de acordo com as leis da física, deveria estar no fundo.
.
Emergente é uma forma pejorativa e, em alguns casos até invejosa, de denominar aqueles que acabaram de conquistar seus lugares ao Sol. Um derivativo hostil do brincalhão "ué, não fala mais com os pobres?".
.
Num comentário, um anônimo me chamou assim. Cocei a sobrancelha e ri, pensando que o texto dizia exatamente o contrário. Mas você foi sincero, Anônimo. Você disse o que pensou, e isso é louvável. O problema, Anônimo, aqui na Barra, é justamente esse. As pessoas se escondem primeiro dentro de suas casas, depois, dentro de seus corpos. E até que atinjam esse nível de "emergência", haverá quem não goste do gosto do que tem, só porque tem.
.
Sem ironia da minha parte, mas da parte da própria realidade que vivemos.

Um comentário:

Anônimo disse...

É interessante seu comentário sobre "emergente".
Vejo que está bastante confuso... Não aceita ser rotulado...
Geralmente, não gostamos de ser rotulado em situações desconfortáveis... Quem não gosta de ser rotulado "o pegador"? Até emergente seria um ótimo rótulo. A quem gosta da situação a que se viu chegar.
Mas é.... De fato... emergente é aquele que emerge de um situação basicamente "inferior" a uma considerada de melhor "condição", basicamente financeira... claro que na imagem que vc fez passar... pq tem pessoas de boas condições morando em bairros mais pobres. Só isso...
Visto do angulo de conquista... isso seria uma vitória... mesmo que não gostemos do novo estilo de vida, muitas vezes falsa e fria.