sábado, julho 17

Separações e sensações

Quem se separa pode perder muitas coisas. Umas pessoas perdem um par para dançar, um companheiro de conversas, um confidente, outras perdem um parceiro sexual, uma fachada para o mundo católico, e outras perdem o resultado eterno de uma escolha mal feita, ou seja, ganham.
.
O fato é que você perde aquela pessoa. Perde de vista. E o que dói é perder o cheiro, perder a pose, perder as caras, perder os gestos, perder as brigas, perder as diferenças, perder a função de todas aquelas reações que tínhamos somente e só por causa dela.
.
A sensação que dá é sempre a de: "O que vou fazer agora?". A impressão é de não saber viver sem aquela pessoa. Dizem muito que é "bola pra frente", mas dá um medo, porque não há mais para quem tocar, e certamente você levará carrinhos, sofrerá faltas, estará sujeito a todas essas coisas que só quem está com a bola nos pés sofre.
.
Separar-se, no fundo, é isso. A bola de volta para os seus pés. Antes, não era você quem tocava sua vida, era um ser imaginário formado pela união dos dois. Se vou sair, vejo com minha mulher, se ela sai, vê comigo, se vamos comprar um carro, uma casa, enfim, se vamos qualquer coisa, nós vemos.
.
Aí você se separa e todas essas frases mudam de construção. É você que vai sair, vê com você mesmo, e sai. E, se por algum acaso, ela sai, é problema dela, e ela sai para onde e com quem ela quiser. As despedidas têm isso, você dá adeus, mas fica ainda um tempo observando o outro ir embora. Pensa consigo para não ser chato em com quem ela anda transando, por onde ela anda saindo, e sente ciúmes.
.
É claro que sente ciúmes. Aí você sempre encontra um cara ou uma mulher que posam de altamente descolados, modernos e resolvidos que dizem que esse lance de ciúmes da ex não existe. Na verdade, tratam-se todos esses de uns hipócritas. Não é entre um chopp e outro que se desencana de uma relação que foi verdadeira.
.
Com o tempo, os caminhos se desencontram e você deixa de ver, pensar naquela pessoa. Aí você abre um espaço em sua cabeça para novas escolhas, novos hábitos, novas pessoas e novos lugares. Você não se sente o mesmo. Muda e muda porque precisa mudar. Passa a ir à praia, e entra na onda de cuidar mais de si. Um amigo meu, depois que se separou, passou a fazer cooper. Casou de novo, e parou.
.
Não há como continuar vivendo a mesma vida. Sempre haverá a sensação de que algo está faltando. E está mesmo.
.
Depois de muito tempo, você corre o risco de encontrar aquela pessoa novamente. Se você continuar solteiro, isso vai mexer com você. Vai saber que mudou e que tudo isso é passado, mas vai lembrar que a mudança toda foi para preencher, sem muito sucesso, a falta que aquela pessoa na sua frente faz. Caso os dois estejam solteiros, existe uma forte chance de irem para a cama. Depois que acordarem, provavelmente irão cada um para o seu lado. Porque essa sensação ainda está muito manchada pelos problemas que causaram a separação.
.
Pode ser que você a encontre mais algumas vezes e vá para a cama mais algumas vezes. Mas como a engrenagem da mudança do recém-solteiro continua girando, você acaba encontrando uma pessoa que tem mais a ver com você e te leva a crer que vai dar certo, caso você tente se casar de novo. Se você ainda for imaturo, vai carregar um monte de vícios da relação passada e transformá-los em bizarras prevenções. Não vai tomar uma série de atitudes porque não davam certo no casamento anterior e isso não trará nenhum resultado satisfatório. Provavelmente, vai se separar enquanto está namorando.
.
Ainda no girar da engrenagem, encontra uma outra pessoa. E, caso ainda seja imaturo, dessa vez você terá uma overdose de auto-estima, e tomará todas as atitudes que incomodavam as outras pessoas nos dois relacionamentos anteriores. Põe na cabeça que tem que ser você mesmo e que se dane o resto do mundo. Isso o tornará arrogante e provavelmente você vai se separar de novo.
.
Caso você já esteja pronto, você será você mesmo, mas vai saber que não está mais sozinho. Vai se importar com os sentimentos daquela pessoa, e não com suas opiniões. Vai se propor a fazê-la feliz e vai fazer coisas que ela gosta. No entanto, não fará, sempre, o que não gosta para fazê-la se sentir bem. Vai se sentir mal, de vez em quando.
.
Vai brigar com ela por coisas ridículas e vai amá-la por qualquer motivo também. Vai ouvir grosserias de manhã e vai dizer grosserias também. No entanto, vão se desculpar de tarde e dizer que se amam. Vão dizer que se amam muitíssimo mais do que vão dizer qualquer outra coisa negativa a respeito um do outro. Um sempre encontrará no outro um nenémzinho, uma coisinha linda da qual devemos estar cuidando. Os dois terão uma certeza comum, que é a do sucesso do relacionamento. A separação, no entanto, sempre será uma sombra, e você aprenderá a viver com isso. Viverá em termos literais o trecho de Vinícius de Moraes: "Eu sei que vou sofrer a eterna desventura de viver a espera de viver ao lado teu por toda a minha vida".

Nenhum comentário: